TOPO

SERVIÇOS - HEMOCOMPONENTES

Contamos com toda aparelhagem necessária para o processamento do sangue (centrífuga refrigerada e extratores de plasma) e para o acondicionamento do sangue (refrigeradores e freezers) com controle de trepidação, temperatura e umidade.

Todas as nossas bolsas de sangue acompanham equipo de transfusão com filtro para retenção de coágulos e com controle de gotejamento, resultado de exames laboratoriais e torneira de três vias no caso de papa de hemácias. Nossas bolsas são lacradas e embaladas hermeticamente evitando violações e contaminações assegurando a máxima qualidade a nossos produtos.

SANGUE TOTAL REFRIGERADO

O sangue total refrigerado é assim chamado quando é armazenado entre 1 e 6°C por um tempo maior que 24h após a coleta.

Esse produto promove a expansão do volume sangüíneo, aumenta a capacidade de transporte de oxigênio e fornece uma fonte de proteínas e fatores estáveis da coagulação (fatores II, VII, IX, e fribrinogênio).

Deve ser eleito quando o animal estiver com o hematócrito inferior a 15%, principalmente nas anemias arregenerativas.

SANGUE TOTAL FRESCO

O sangue total fresco é freqüentemente utilizado em pacientes com hemorragias maciças que levem à hipovolemia com perda aguda maior que 20% do volume sangüíneo em anemia com trombocitopenia.

Esse produto promove a expansão do volume sangüíneo e aumenta a capacidade de transporte de oxigênio do receptor. Também fornece plaquetas viáveis e fatores de coagulação.

CONCENTRADO DE HEMÁCIAS OU PAPA DE HEMÁCIAS

A transfusão com papa de hemácias é indicada em casos de anemias graves sem desidratação e em cardiopatas anêmicos. Para preparar esse hemoderivado, o plasma é retirado da unidade de sangue total e as hemácias permanecem na bolsa.

Esse processo deve ser acelerado por meio de centrifugação.

O produto deve ser armazenado a uma temperatura entre 1 e 6 °C.

O anticoagulante CPDA-1 proporciona uma validade de 35 dias.

PLASMA FRESCO CONGELADO

O plasma fresco congelado contém todos os fatores de coagulação, inclusive os fatores instáveis V e VIII. É fonte de proteínas plasmáticas e expansor de volume. Este produto deve ser separado (por centrifugação) em até de 6 a 8 horas após a doação.

O Plasma fresco congelado é preparado a partir de uma unidade de sangue total fresco, onde o plasma é separado das hemácias por meio de centrifugação e depois extraído.

O armazenamento deste produto deve ser entre –30 a -18ºC por 1 ano.

O plasma fresco congelado é utilizado para o tratamento de pacientes para todos os tipos de deficiência de fatores de coagulação (hereditárias, síndromes paraneoplásicas, hepatopatias, pancreatites, CID, deficiência do fator VIII e doença de von Willebrand ), em hipoproteinemias (queimados, perdas hepáticas e renais, parvovirose e cinomose), em hipoglobulinemia, em casos de septicemia, em pacientes sob anestesia em que exista risco de hipotensão ou alteração da ligação da droga com as proteínas, hemorragia devido à intoxicação por antagonistas da vitamina K, deficiência de vitamina K, em hemofilia B e em acidente ofídico botrópico.

CONCENTRADO DE PLAQUETAS

Os concentrados de plaquetas são preparados pela centrifugação do plasma rico em plaquetas. O excesso de plasma é retirado e as plaquetas que restaram são viáveis durante pelo menos 5 dias após a data da flebotomia, se forem armazenadas entre 22 e 25°C.

Para prevenir a agregação plaquetária e oferecer condições adequadas para a troca de oxigênio e dióxido de carbono, o concentrado plaquetário deve ser armazenado sob agitação suave e contínua. Esse produto é indicado nos casos de hemorragia por trombocitopenia, em trombocitopatia, nas Intoxicações por antiinflamatórios nãoesteróides e nas Erliquioses.

CRIOPRECIPITADO

Contém glicoproteínas de alto peso molecular principalmente fator VIII, fator de Von Willebrand (FvW), fator XIII , fibrinogênio e fibronectina e se constitui na principal fonte de fibrinogênio para transfusão.

Indicações: As mesmas de plasma fresco congelado, sendo que o CRIO tem concentrações bem maiores por unidade, de fibrinogênio e fator XIII , pode ser utilizado na reposição de fibrinogênio em pacientes com hemorragia por hipofibrinogenemia congênita ou adquirida e na deficiência do fator XIII.

Contra indicações: Reposição de fatores V, VII e IX.

ENDEREÇO

Rua C 118, Qd. 241, Lt. 01, Jardim América, Goiânia - GO, 74.255-490

TELEFONE

62. 3637-7771